Inovação

Elementos Inovadores CTEM+ para Formação Tecnológica em Segurança Pública

O Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Faculdade CTEM+ foi concebido com o objetivo de formar profissionais do quadro efetivo das Polícias Militares, Polícias Civis, Peritos, Corpos de Bombeiros Militares Guardas Municipais e Agentes de Trânsito, com o conhecimento, experimentação e acesso ao estado-da-arte das tecnologias aplicadas à Segurança Pública, aliado a uma compreensão integrativa do exercício da atividade de Segurança Pública como prática da cidadania, de participação profissional e social dentro de um Estado Democrático de Direito, estimulando a adoção de atitudes de justiça, cooperação, respeito à Lei, promoção humana e repúdio a qualquer forma de intolerância e discriminação. Para este mister foram concebidos elementos inovadores que proporcionassem ao egresso uma visão diferenciada de sua atuação em benefício da sociedade.

Apresentação

Os elementos inovadores CTEM+ para a formação tecnológica em Segurança Pública se baseiam em duas vertentes. A primeira, já é facilmente identificada na matriz curricular diferenciada, que tanto embora mantenha cumprimento das previsões do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, oferece o conhecimento atualizado ao perfil de competências do tecnólogo em consonância com as mais modernas tecnologias aplicadas à Segurança Pública. Entre outras disciplinas diferenciadas, podemos citar:

  • Comunidades Reais e Virtuais e Pertencimento: Redes Sociais e Segurança Pública;
  • Conflitos Híbridos e Segurança Pública Assimétrica;
  • Big Data e Tecnologias de Policiamento Preditivo;
  • Equipamentos Aéreos Autônomos e Remotamente Pilotados;
  • Inteligência Artificial aplicada à Segurança Pública;
 

Estas, dentre outras disciplinas portadoras de alta contemporaneidade e apresentadas com base na nossa segunda vertente diferencial e inovadora: o contato simulado, por meio dos Laboratórios Virtuais CTEM+, com as tecnologias em estado-da-arte, o que contribuirá para uma comunidade de egressos dotados de uma concepção holística sobre as soluções mais modernas nas áreas da Segurança Pública e Defesa Social, e o conhecimento sobre o potencial das tecnologias em expansão.

Matriz curricular inovadora

Para além de contemplar em sua matriz, disciplinas que permitam ao egresso planejar, formular, implantar, gerenciar e supervisionar ações preventivas no âmbito segurança pública, igualmente capacitado à orientar e intervir em situações de manutenção da ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa, bem como habilitado à vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação, a vertente teórico-pedagógica adotada pela Faculdade CTEM+ traz elementos do mundo hodierno, como a importância das redes sociais e seus impactos nos fatores de pertencimento, com os consequentes aspectos nos fenômenos da violência. Nosso currículo também contempla os aspectos dos conflitos híbridos, tema de pesquisa própria do Instituto CTEM+ que resultou no conceito de Segurança Pública Assimétrica. Todos estes fatores sociais da modernidade nos conduziu a avançar nesta modelagem inovadora dos conteúdos curriculares mergulhando nos conhecimentos da Ciência de Dados, culminando no desenvolvimento de conteúdos científicos autorais que relacionam de forma prática e dinâmica as tecnologias de Big Data com as ações de combate à violência por adoção do Policiamento Preditivo. A robótica e as inteligências autônomas, a partir da pesquisa, desenvolvimento e inovação concretos empreendidos pelo Instituto CTEM+ e Parceiros Acadêmicos e Estratégicos, cunharam a proposta aos discentes de formação no emprego de tecnologias aéreas não-tripuladas que promovem uma vantagem tática relevante nas operações de Segurança Pública, com destaque ao suporte dado às funções C5ISR (comando, controle, comunicações, computação, cibernética, inteligência, vigilância e reconhecimento). A visão altamente conectada com as transformações do presente e com os prognósticos mais científicos dos desafios do futuro, aplicada pela Faculdade CTEM+, conduziu a este conceito de educação comprometida com o resultado de interesse da sociedade. O desenvolvimento da Inteligência Artificial e sua aplicação na construção de soluções de Segurança Pública estão presentes nos nossos elementos inovadores CTEM+ para Formação Tecnológica em Segurança Pública com o diferencial da prática resultante da teoria, aqui demonstrada em nossa vertente seguinte, da experimentação oferecida em nossos Laboratórios Virtuais CTEM+, em parceria com os maiores pesquisadores e desenvolvedores internacionais.

Laboratórios Virtuais CTEM+

Um dos maiores compromissos da Faculdade CTEM+ ao conceber seu Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública foi exatamente o de permanecer fiel ao próprio nome da IES, o qual reflete em grande extensão seu DNA: FACULDADE DE GESTÃO ESTRATÉGICA, INTELIGÊNCIA E TECNOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, DEFESA E SEGURANÇA. Para que isso fosse uma realidade, fomos buscar em nossas próprias pesquisas e desenvolvimentos, bem como de nossos parceiros estratégicos e acadêmicos, a melhor experimentação e contato de nossos discentes com as mais modernas, eficientes e eficazes tecnologias, a fim de que os egressos de nossa IES ocupassem um papel de protagonismo na transformação da realidade de nossa sociedade, por meio do elevado saber científico e conhecimento tecnológico aliado à compreensão integrativa do exercício da atividade de Segurança Pública como prática da cidadania.

Como exemplo concreto deste elemento inovador na docência de tecnologia de Segurança Pública, tomemos por comparação o modelo convencional e o modelo inovador CTEM+ para a disciplina de “VIDEOMONITORAMENTO”.

Convencionalmente, a disciplina é apresentada de forma estritamente teórica, quase que meramente descritiva. É oferecido aos alunos o “contato com os principais conceitos de sistemas de videomonitoramento para que entendam melhor  as  tecnologias,  recursos  e  topologias  de  sistemas  de  monitoramento  de  vídeo  e  conhecer as principais ferramentas e recurso, de maneira conceitual”.

No modelo CTEM+ os discentes recebem além das bases teóricas conceituais, o contato com as tecnologias de ponta, e a inovadora experimentação simulada por meio de acesso online aos laboratórios virtuais da Faculdade CTEM+ em parceria com os maiores provedores de soluções em monitoramento por tecnologias de imagem.

Parceiros estratégicos e acadêmicos da área permitem a oferta pelos Laboratórios Virtuais CTEM+ da experimentação online de tecnologias diversas, adequadas às mais diferentes demandas e empregos de Segurança Pública:

Tudo isto, feito a partir do acesso às nossas plataformas de ensino, onde o aluno assume cada vez mais o papel de protagonista na apropriação do conhecimento:

I) Seja por meio de desktop
II) Seja pela plataforma celular

Como demonstrado no exemplo da disciplina de “Videomonitoramento”, nossa abordagem inovadora oferece um perfil de egresso realmente diferenciado. Mas nossa proposta de inovação não se restringe às tecnologias mais “visíveis” do cotidiano, mas se estende aos níveis mais críticos da Segurança Pública, como o emprego da Inteligência Artificial no processo decisório para constituição de Políticas e Estratégias de Segurança Pública. O acesso inteligente à base de dados, a avaliação da qualidade dos dados, a estatística descritiva e inferencial, a análise exploratória de dados e sua visualização organizada e hierarquizada, e os processos de data mining, machine learning e deep learning. (preparação e modelagem de dados) são algumas das experimentações que podem ser acessadas pelos Laboratórios Virtuais CTEM+ em parceria com alguns dos maiores desenvolvedores de soluções em Ciência de Dados aplicadas à Segurança Pública.

Isto posto, esperamos haver demonstrado resumidamente neste conciso Relatório de Elementos Inovadores CTEM+ para Formação Tecnológica em Segurança Pública os diferenciais em inovação no ensino superior de tecnologia, que contribua efetivamente para formar profissionais com capacidade de análise, observação e, espírito empreendedor, para atuarem de forma direta nas diversas modalidades do campo Operacional e da Gestão da Segurança Pública, buscando sempre o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade.